As Últimas Palavras do Apóstolo (At 20.17-38)

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O GUIA EM PDF.

ouvidos-atentos

Há vários textos que poderíamos estudar como “as últimas palavras” do apóstolo Paulo. Atos 28.25 introduz as últimas proferidas por ele no livro inteiro (vv. 26-28). A carta de 2 Timóteo é aceita como as últimas palavras registradas de Paulo na Bíblia. Para esse estudo, no entanto, observaremos aquelas que Paulo falou a um grupo de presbíteros de Éfeso que se reuniram em Mileto para se despedir dele (At 20.17-38). Na ocasião, Paulo estava voltando rumo a Jerusalém, avisado pelo Espírito em cada cidade que lá ele enfrentaria prisão e perseguição (v. 22, 23). De fato, sabemos que ele foi preso em Jerusalém, sofreu atentado de morte, ficou preso em Cesareia dois anos esperando julgamento, apelou para César, foi encaminhado para Roma, sofreu naufrágio e chegou a passar mais dois anos aprisionado naquela cidade esperando sua audiência diante do imperador romano (At 21-28).

É difícil resumir em pouco espaço tudo que Paulo falou em sua mensagem aos presbíteros, portanto observaremos apenas os pontos principais aqui, e examinaremos as implicações espirituais e práticas das suas afirmações nas próximas duas seções. Paulo inicia declarando que, tanto para ele no seu ministério, como em suas palavras finais, só havia uma mensagem: o evangelho. Pessoas precisam se converter a Deus pelo arrependimento e fé em Jesus (vv. 18-21). Por isso afirma que ele só tinha uma missão: declarar o evangelho (vv. 22-24). Para ele, esse propósito valia mais do que sua própria vida. Ele também demonstrou a grande responsabilidade do evangelho, pois ele entendia que prestaria contas pelas vidas daqueles a quem pregava (vv. 25-27). Ele sentiu uma tremenda necessidade de avisar sobre um grande perigo contra o evangelho, a infiltração de fora de falsos mestres no rebanho e a deturpação do evangelho por líderes de dentro da igreja (vv. 28-31). Ele concluiu explicando o imenso valor do evangelho (vv. 32-35). Ele via no seu ministério que era mais valioso dar do que receber algum valor monetário em troca. Por fim, ele afirmou que estava entregando aqueles homens a Deus e à Palavra para serem santificados.

coracoes-abertos

Como podemos aplicar a mensagem de Paulo a nossa vida espiritual?

O evangelho é a mensagem central de sua vida? O mundo está abarrotado de mensagens de todo tipo. Onde está o seu foco? O evangelho é apenas uma pasta no armário de arquivo da sua vida ou é o arquivo que organiza todas as outras pastas?

Você enxerga o evangelho como sua missão de vida? O que você considera o alvo central da sua vida? O que os seus pensamentos e comportamentos, prioridades e agenda revelam sobre a missão central de sua vida? Qual a linha de chegada da sua corrida?

Você sente a grande responsabilidade do evangelho? Você tem tratado o evangelho como um presente apenas ou como um encargo? É dom gratuito de Deus para quem, só você? Paulo se via responsável pela vida ou morte daquelas pessoas a quem falava de Cristo; você sente esse peso de responsabilidade pelas pessoas que Deus coloca em seu caminho? Quem está, ou não está sabendo de Cristo pelas suas palavras e pela sua vida?

Está ciente do grande perigo contra o evangelho, dentro e fora da igreja? Paulo afirmou que isso era tão importante que “durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas” (v. 31). Quem você enxerga como guardião da sã doutrina (dos ensinamentos corretos da Palavra de Deus): somente o pastor ou algum líder espiritual? Qual a sua responsabilidade individual quanto a isso?

Onde está o seu tesouro? Compreende o imenso valor do evangelho? Sua vida reflete as palavras: “Há maior felicidade em dar do que em receber” (v. 35)? O que você dá para outros tem valor eterno ou somente terreno? O que suas prioridades refletem sobre o valor central do evangelho para sua vida?

maos-estendidas

Não devemos ler um texto como esse e pensar que uma vida centrada no evangelho é reservada para “super crentes” como o apóstolo Paulo. É inegável que Deus teve um plano especial para Paulo, mas a qualidade imitável do apóstolo é o seu compromisso com a glória de Deus por meio da propagação do evangelho de Jesus Cristo.

A mensagem do evangelho só será central à sua vida se você realmente a conhece. Procure traçar um plano de ação na qual você estudará mais a Palavra de Deus, procurando ler a Bíblia por completo (em etapas, claro). Ao invés de focar apenas em saber o que outros pensam, procure aprender mais e melhores métodos de estudo da Palavra para ter conhecimento próprio.

A missão do evangelho só se tornará central à medida que Deus em Cristo se torna o foco da sua vida. Se você é salvo, já é nova criatura em Cristo (2 Co 5.17); peça a Deus que Ele continue a transformação da sua pessoa em Cristo. Faça decisões conscientes de imitar Cristo, pedindo a Deus que Ele use a Sua Palavra e Seu Espírito para renovar a sua mente. Tome passos práticos—recados, checklists, etc.—para priorizar a missão do evangelho no seu dia a dia.

A responsabilidade do evangelho não deve gerar culpa, mas ação. Anote nomes de pessoas em sua vida que não conhecem a Cristo. Ore por oportunidades para falar de Cristo para elas. Ore que Deus abra os seus olhos para as inúmeras oportunidades que Ele providencia, mas que talvez passem despercebidas.

O perigo contra o evangelho deve nos motivar à pureza de doutrina. Anote em frases simples o que você acredita sobre Deus, a Bíblia, Jesus Cristo, etc. Consulte a declaração de fé de sua igreja ou pesquise confissões de fé históricas. Desenvolva um conceito real do que você crê, e por quê. Só assim saberá combater falsa doutrina quando ela aparecer.

O valor do evangelho deve superar até mesmo a nossa própria vida. Paulo disse, “nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus” (v. 24). Que obstáculos o impedem de chegar numa visão semelhante do evangelho para sua vida?

mentes-ocupadas

Dia 1

Judas vv. 1-25

Dia 2

2 João vv. 1-13

Dia 3

2 Pedro 2.1-22

Dia 4

Números 22.20-35

Dia 5

Números 16.1-35

Dia 6

Filipenses 2.1-11

Dia 7

Tiago 4.1-8

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.