Salmo 139: Plenamente Conhecido por Deus

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O GUIA EM PDF.

ouvidos-atentos

Em 1983, depois de passar por uma separação, o cantor Sting compôs a música “Every Breath You Take”, na qual falava para sua ex-mulher que em todo tipo de situação, “eu estarei te observando”. Essa música, interpretada como romântica pela maioria dos fãs, já tocou milhões de vezes nas rádios desde então. O próprio artista afirmou numa entrevista que sua primeira intenção era romântica, mas que depois ele viu que a obsessão declarada na letra é, na verdade, sinistra. Saber que alguém está nos observando a todo momento não é confortante; é coisa de filme de suspense, ou até terror. 

Séculos antes dessa música, Davi compôs um salmo no qual afirmava que em todas as coisas Deus está nos observando, de maneira bem mais profunda e penetrante do que qualquer ser humano é capaz. O Salmo 139 pode ser uma mensagem muito confortante para quem ama a Deus…ou muito preocupante para aqueles que fogem dEle.

O tema central do salmo é que o homem é plenamente conhecido por Deus (vv. 1-6). Em todos os aspectos da vida, estamos completamente expostos aos olhos de Deus. O homem também é perseguido por Deus (vv. 7-12). Imaginando alguém fugindo dEle, Davi explica como é impossível ir para algum lugar, nessa vida ou além, onde Deus não está. Deus nos cerca, protege e nos guia em todo lugar. O ser humano é criado por Deus (vv. 13-16). Sem mesmo saber das descobertas da ciência moderna, Davi descreve a forma maravilhosa como Deus nos forma no ventre, nos conhecendo plenamente, do começo ao fim. Portanto, ele é fascinado por Deus (vv. 17, 18). Davi já havia declarado que o conhecimento da onipresença de Deus estava além da compreensão (v. 6); agora ele afirma a infinitude dos Seus pensamentos.

Há uma quebra abrupta de estilo em relação ao resto do salmo, como se Davi trocasse a harpa por uma guitarra elétrica para tocar uma ponte metaleira no meio de sua linda balada. São palavras duras e violentas, mas o propósito é demonstrar como o salmista é zeloso por Deus (vv. 19, 20). Nunca podemos esquecer o quanto Deus odeia o pecado e o mal! A ira do homem não traz a justiça de Deus (Tg 1.19, 20) mas as palavras de Davi refletem a ira santa e justa de Deus contra o pecado.

Por fim, Davi volta ao seu tema central para demonstrar como ele é responsável a Deus (vv. 23, 24) Ele afirmou a verdade que Deus conhece e sonda o coração; agora ele ora que Deus faça isso de forma bem específica. Ele pede que Deus sonde e conheça o seu coração. Diferente de tantas pessoas hoje, ele pede para ser provado por Deus (passar por tribulações), para conhecer as suas inquietações, e a fim de ver se há pecado em seu coração. Por fim, ele pede direção; que Deus o norteie no caminho que leva à eternidade.

coracoes-abertos

Em Gn 3.6-11 há uma cena que serve de aviso para nós. Os nossos primeiros pais, Adão e Eva, desobedeceram a Deus e prontamente ficaram cientes da sua própria nudez. A reação deles é tragicômica: o ato de rebeldia condenou a raça humana, mas ali estavam, freneticamente catando folhas para fazer uns aventais que mal cobriam os seus corpos a fim de esconder a nudez um do outro…e dos olhos do Deus onisciente. E só para garantir, esconderam atrás de arbustos. Vai que…né?

A mensagem do Salmo 139 demonstra a incoerência desse comportamento de Adão e Eva. Não há nada do homem, físico ou espiritual, que não está exposto aos olhos de Deus. Hb 4.13 afirma, “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. Os dois termos usados para nos descrever diante dos olhos de Deus são marcantes. A palavra nua nós já entendemos; a palavra patentes (em algumas traduções, expostas) é um pouco diferente. Era usada no grego para descrever um animal amarrado ao altar, com o pescoço exposto para o golpe fatal da faca do sacerdote. Há uma situação mais vulnerável e fragilizada do que essa? E o texto não está falando apenas de nudez ou fragilidade física. O v. 12 está descrevendo como a Palavra de Deus é penetrante ao ponto de discernir “os pensamentos e intenções do coração”!

Por que mensagem do Salmo 139 deve nos preocupar? Algum cristão vive sem pecado? Você vive sem pecado? Como você lida com o pecado em sua vida? Você é transparente com Deus e com aqueles contra quem você peca? Confessa o seu pecado, demonstra arrependimento (a intenção e o propósito de abandonar o pecado) e pede perdão a Deus e às pessoas? Ou você vive tentando esconder seus pecados das pessoas e de Deus, achando que seu “avental de folhas” ou algum “arbusto” os encobrirá? A mensagem desse salmo (ou de Hb 4.13) só deve nos preocupar se temos algo que, incoerentemente, estamos tentando esconder.

Como a mensagem de Salmo 139 pode nos confortar? Sabendo que Deus vê tudo só conforta aqueles que já se desprenderam da ilusão de privacidade ou direitos pessoais diante de Deus. A consciência da nudez de Adão e Eva se deu com a presença do pecado; na inocência do jardim, a sua vulnerabilidade era boa, pois existia num lugar seguro. Nós podemos viver nesse abrigo seguro? “Agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1). Esse versículo não nos dá uma carta branca que nos libera para qualquer pensamento, atitude ou comportamento sem repercussões, mas esclarece como nossa posição em Cristo é segura, mesmo diante dos olhos penetrantes de Deus.

maos-estendidas

Deus é onisciente. Termos como “sondar” dão a impressão que Ele está procurando alguma coisa, mas nada está escondido dos Seus olhos. Essa linguagem é para o nosso entendimento; quem precisa saber o que Deus vê somos nós. Quando oramos, estamos confessando que cremos na verdade da Palavra de Deus acerca do Seu pleno conhecimento do nosso ser, por isso prestamos de contas Àquele que conhece nossas almas. A nossa nudez espiritual diante de Deus não tem o propósito de nos constranger, mas de nos relembrar de que Deus existe, e nós somos, em último caso, responsáveis a Ele por tudo que pensamos, tencionamos e fazemos. Use a oração do Salmo 139.23, 24 como uma oração pessoal.

Sonda-me. Você realmente conhece o seu coração? Procure conhecer mais da Palavra de Deus para entender como Ele o sonda e o que Ele procura revelar a respeito dEle mesmo e acerca do seu coração para você reconhecer pecados e confessá-los.

Conheça o meu coração. Deus conhece o seu coração (Je 17.9, 10); mas você o conhece? O que a Palavra de Deus diz acerca do seu coração que o ajudará a entregá-lo por inteiro ao Deus que já o conhece plenamente?

Prova-me. Tiago diz que devemos regozijar quando passamos por provações (1.2-4); Davi pede para ser provado. Em sua vida você experimentará provações que servem para trazer à tona as impurezas do coração para serem confessadas e perdoadas por Cristo. Está sendo provado? Está enxergando suas tribulações como a boa e corretiva disciplina de um Pai amoroso, que só quer o Seu bem (Hb 12.7-11)?

Conheça as minhas inquietações. O que são suas inquietações? Sabe discernir de onde elas vêm? Permite que a Palavra de Deus penetre seu coração e traga à tona os desejos e intenções que estão por trás das suas inquietações para que encontre a paz de Deus.

Veja se em minha conduta algo que te ofende. Todo pecado ofende a Deus, e nenhum pecado pode ser escondido dos Seus olhos. Você conhece a santidade de Deus revelada em Sua Palavra? Conheça, e como um exame de contraste, isso exporá os pecados em seu coração à luz da Palavra.

Dirija-me pelo caminho eterno. A Palavra não só repreende, mas corrige; ensina e instrui em justiça (2 Tm 3.16, 17). O caminho de Deus é estreito e difícil, mas leva à vida (Mt 7.13, 14). Peça a Deus para guiá-lo pela Sua Palavra.

mentes-ocupadas

Dia 1

Salmo 139

Dia 2

Hebreus 4.12, 13

Dia 3

Salmo 26

Dia 4

Tiago 1.2-4

Dia 5

2 Timóteo 3.16, 17

Dia 6

Hebreus 12.1-11

Dia 7

Mateus 7.13, 14

Um comentário sobre “Salmo 139: Plenamente Conhecido por Deus

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.