CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O GUIA EM PDF.
JOÃO 21.15-25
Observamos como João 21.1-14 serviu para levar Pedro ao encontro de Jesus na praia. Usamos a ideia do “flashback” para falar de como a pesca miraculosa desse capítulo pode ter levado Pedro a lembrar da sua vida com Jesus desde o seu chamado na primeira pesca miraculosa (Lc 5.1-11). Nos próximos cinco versículos (vv. 15-19a), João registra a restauração pública de Pedro diante dos outros discípulos. Por fim, os vv. 19b-25 silenciam um boato estranho sobre a sua longevidade e afirmam a genuinidade do seu testemunho no seu evangelho.
É possível que a breve afirmação de Paulo em 1 Co 15.5 signifique que Jesus apareceu a Pedro a sós antes de aparecer para os discípulos. Tal encontro provavelmente tratou da restauração de Pedro em relação a sua negação de Jesus durante o julgamento. Por que, então, Jesus usou esse momento na praia (Jo 21) para restaurar Pedro na frente dos outros discípulos? Se pensarmos sobre os mandamentos e princípios que a Bíblia ensina acerca de confissão, arrependimento e perdão (como em Mt. 18), podemos enxergar que Pedro negou Jesus publicamente, portanto tinha que ser restaurado publicamente. Se os outros discípulos não vissem essa restauração, poderia restar neles alguma suspeita ou desconfiança sobre o amor de Pedro por Jesus. Quando Jesus perguntou “você me ama mais do que estes?” (Jo 21.15), Ele estava perguntando se Pedro realmente O amava mais do que aqueles discípulos O amavam. Na verdade Ele nem precisava perguntar, pois Ele, como até Pedro declarou, “sabe todas as coisas”. Por que fazer dessa forma? Para que Pedro e os discípulos pudessem entender e enxergar o compromisso de Pedro com Cristo. Para o verdadeiro arrependimento acontecer, Pedro precisava parar de defender sua própria justiça ou de temer a sua própria fraqueza. Se amava Jesus, então tinha uma tarefa a cumprir: pastorear as ovelhas de Jesus. O discípulo que se tornou apóstolo em Jo 20 agora ganhou outra função: pastor.
Ao restaurar Pedro, Jesus o ordenou, “pastoreie minhas ovelhas”. Vimos nas Escrituras (especialmente no evangelho de João) que as ovelhas são aquelas pessoas que creem verdadeiramente em Jesus. São “suas” porque já pertencem a Jesus; Ele as chama e elas O conhecem e ouvem Sua voz (João 10). Ele deu Suas ovelhas ao cuidado dos pastores, para as “pastorearem” ou “apascentarem”. Esse trabalho pode ser resumido em três áreas importantes: ensinar a Palavra às ovelhas (alimentar), guardar as ovelhas do falso ensino (proteger) e zelar pela vida espiritual das ovelhas (cuidar).
Estudar esse texto deve nos ajudar a avaliar a nossa vida em Cristo e no Seu corpo, a igreja.
Você é pastor ou ovelha? Pode parecer uma pergunta boba, mas hoje em dia muitos cristãos não se baseiam nas Escrituras para entenderem a vida a partir da definição de Deus. Seja homens ou mulheres, maridos ou esposas, pais ou filhos, pastores ou membros; muitos se recusam a assumir seus papéis bíblicos e viver dentro dos parâmetros que Deus estabeleceu na Sua revelação. É importante definir isso, pois se você é pastor, você tem certas funções e responsabilidades para com os membros (ovelhas); se membro, então você também tem certas funções e responsabilidades para com o(s) pastor(es) da sua igreja local. Negar isso é ir negar as Escrituras.
Você entende o papel bíblico do pastor? É importante que tanto o pastor como o membro conheça a posição e o papel do pastor como descrito na Bíblia. Isso não pode se basear em tradição ou opinião, mas no pleno entendimento daquilo que Deus designou na Sua Palavra. Estudamos o papel do pastor por meio dos quatro termos mais usados para esses homens na igreja primitiva:
Presbítero (At 11.30): Literalmente, significa “uma pessoa mais velha”, mas no judaísmo e na igreja virou título de qualquer pessoa com responsabilidade e/ou em autoridade na comunidade (social e/ou espiritual). Por extensão, podemos entender que os líderes espirituais devem ser pessoas espiritualmente maduras.
Bispo (At 20.28): “Alguém que tem a responsabilidade de cuidar de questões espirituais”; um supervisor ou guardião. O pastor é responsável pelos membros e, ao mesmo tempo, os membros estão sob essa supervisão.
Pastor-mestre (Ef 4.11): Esse texto agrega a função de pastoreio à função de educador, pois a “alimentação” do rebanho se dá pela Palavra de Deus ensinada às ovelhas.
Líder (Hb 13.7, 17): É um termo bem abrangente para todos que exercem influência e autoridade na igreja. O texto deixa claro que não é uma opção subjetiva (“eu escolho quem me lidera”), mas um ensino claro: os líderes são aqueles “que lhes falaram a palavra de Deus” (v. 7), que devem ser imitados (v. 7), obedecidos (v. 17) e a quem as ovelhas devem se submeter (v. 17).
Você enxerga o papel do pastor pela lente da Bíblia? Ou você tem alguma definição própria que você usa para determinar e até avaliar o papel do pastor? Você obedece e se submete ao seu pastor? Por quê? Ou por que não?
Jesus deu o mandamento de “pastorear Suas ovelhas” para Pedro, que por sua vez passou a ordem aos pastores de forma geral (1 Pe 5.1-4). Nossa tarefa prática essa semana focará no papel da ovelha em relação à função do pastor.
Vimos que o retrato espiritual do verbo pastorear pode se resumir a três áreas básicas do pastor de rebanhos: alimentar, proteger e cuidar das ovelhas. Como vimos também, na Bíblia cada uma dessas áreas está inseparavelmente ligada à Palavra de Deus.
Nessa tarefa, vamos juntar essas funções com algumas perguntas práticas norteadas pelo texto de Hebreus 13.17: Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.
Alimentar. A principal tarefa do pastor é ensinar a Palavra de Deus (“pastores-mestres”, Ef 4.11).
Você tem se submetido ao ensino da Palavra de Deus? Quando seu pastor o leva para “pastos” proveitosos para o “ensino, repreensão, correção e instrução em justiça” (2 Tm 3.16) você se alimenta da Palavra, ou você resiste ao ensino? Quem lhe deu o pastor para o levar à maturidade pela Palavra (Ef 4.11-16)? Como você tem obedecido e se submetido à instrução que leva ao seu crescimento?
Proteger. A principal proteção pastoral é guardar as ovelhas do falso ensino que acrescenta, subtrai ou nega o ensino de Cristo, como dos falsos mestres que espalham essa mensagem (2 Jo vv. 7, 10).
Como você enxerga o papel de um membro: é um agente livre que não precisa se submeter à Palavra proferida por seu pastor, ou é uma posição interdependente que deve se submeter à direção protetiva do pastor? De que forma você tem ou não tem se submetido à direção pastoral acerca de ideias e pensamentos do mundo?
Cuidar. O cerne do cuidado pastoral é tratar do estado espiritual das ovelhas por meio da Palavra—ensinar, repreender, corrigir e instruir (2 Tm 3.16, 17)—para a saúde emocional e espiritual em meio a sofrimento físico e espiritual.
De onde vem as suas ideias acerca do cuidado pastoral? Da tradição, do mundo, ou da Bíblia? Como você tem se submetido aos cuidados pastorais no sentido de ouvir palavras de ensino, repreensão e correção quando necessárias, e instrução em justiça?
Você enxerga a falta de obediência e submissão a um pastor que é fiel em ensinar a Palavra como pecado? Como explicar sua resposta à pergunta anterior, seja ela negativa ou positiva, à luz de Hb 13.17?
Dia 1
João 21.1-14
Dia 2
João 21.15-25
Dia 3
João 10.24-30
Dia 4
Atos 20.17-36
Dia 5
Efésios 4.11-16
Dia 6
Hebreus 13.1-17
Dia 7
1 Pedro 5.1-4




