Abri! O Novo Testamento

Semana passada expliquei a ambiciosa proposta da série Abriu? desse ano, de fazer um panorama da Bíblia inteira em dois domingos.

Como fizemos na semana passada, temos uma galeria de fotos dos slides da mensagem, junto com uma série de perguntas para guiar reflexão e/ou discussão em grupo acerca da revelação de Deus no Novo Testamento. Bom proveito!

 

Perguntas para reflexão e/ou discussão em grupo

Continuar lendo

Abri! O Antigo Testamento

Este ano a proposta de Abriu? foi mais ambiciosa do que no ano passado quando estreiamos a série. Nosso estudo de João (Podes Crer) coincidiu com a Páscoa, portanto usamos os primeiros três domingos para estudar a ressurreição no capítulo 20 do evangelho, deixando apenas dois domingos do mês de abril. Já pretendia fazer um panorama da Bíblia, mas resolvi que faria em apenas duas mensagens em dois domingos.

Nesse caso, ficou difícil fazer um guia de estudo que englobasse tudo que estudamos, pois traçamos a história da redenção (criação, queda, redenção e consumação) pelas páginas do Antigo Testamento, ressaltando alguns textos importantes ao longo do caminho.

A ideia para essa semana, então, será de colocar uma galeria de fotos dos slides da mensagem, junto com uma série de perguntas para guiar reflexão e/ou discussão em grupo acerca da revelação de Deus no Antigo Testamento. Bom proveito!

 

Perguntas para reflexão e/ou discussão em grupo

Continuar lendo

Podes Crer (3): Evidente aos que Creem

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O GUIA EM PDF.

JOÃO 20.19-31

ouvidos-atentos

Tendo examinado as evidências físicas e as testemunhas oculares da ressurreição de Jesus, João aborda mais um grupo de pessoas com relação à fé em Cristo: as pessoas que não viram, mas mesmo assim creram nEle. O texto de João 20.19-31 cria uma ponte entre as testemunhas oculares da ressurreição—nesse caso, dez dos discípulos—e a importante questão da fé naquilo que não vemos, mas somente ouvimos falar. Continuar lendo

Podes Crer (2): Evidente aos que Viram

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O GUIA EM PDF.

JOÃO 20.11-18

ouvidos-atentos

Depois de demonstrar as evidências físicas da ressurreição de Jesus, João reforça seu argumento em favor da ressurreição com o testemunho de algumas pessoas importantes, as testemunhas oculares do Cristo ressurreto. Especialmente importante é o testemunho de Maria Madalena. Continuar lendo

Podes Crer (1): Evidente pelo que se Vê

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O GUIA EM PDF.

JOÃO 20.1-10

ouvidos-atentos

Chegamos ao clímax do evangelho de João. Pois é, por mais importante que seja, o foco central da sua história não é a crucificação, e sim a ressurreição de Jesus. Isso não diminui a importância salvífica da crucificação, mas como Paulo explica, “Se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados” (1 Co 15.17). Já que o propósito central de João é apresentar evidências e testemunhas verdadeiras de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (20.30, 31), seu relato da ressurreição é um pouco diferente dos relatos dos outros evangelistas. Primeiro, ele foca em apenas uma mulher, Maria Madalena, embora outras também fossem ao túmulo naquela manhã, pois ela se tornou a primeira testemunha ocular da ressurreição. Em segundo lugar, ele apresenta provas físicas da ressurreição: a pedra removida e os panos no túmulo. Naqueles dias, o testemunho de uma mulher não teria muito peso, portanto ele apresenta mais duas testemunhas—homens e apóstolos—que também viram essas provas. Continuar lendo