CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O GUIA EM PDF.
João 5.16-30
Neste domingo, na série “Podes Crer”, estudamos a continuação da história da cura de um paralítico em Jerusalém, à beira do tanque de Betesda. A cura dele causou uma controvérsia, pois ao ordená-lo a carregar sua maca, parecia que Jesus estava violando o sábado. Porém, quando O questionaram sobre isso, Jesus fez uma afirmação mas polêmica ainda: se declarou igual a Deus! Na mensagem de domingo, vimos que em João 5.19-30 Jesus não deixa dúvida: Ele se declara abertamente como o Filho de Deus.
Vimos que a estrutura desta passagem é organizada numa técnica literária chamada de quiasmo. O quiasmo é uma forma de colocar frases, palavras ou ideias num paralelismo invertido: as informações da primeira parte da construção são repetidas em ordem inversa na segunda parte. Muitas vezes propósito desta construção é apontar para um tema central do discurso: a frase ou frases do centro da construção. (Veja um exercício prático na seção Mão Estendidas.)
Estudando a estrutura e organizando os pensamentos numa forma mais ocidental, pudemos ver que Jesus estava declarando:
- Deus Pai e Deus Filho são um só, e nEles tem vida. (v. 26)
- A vida é dada ao homem pelo Filho (de Deus/do homem), que tem poder da ressurreição. (vv. 25, 27-28)
- Para aqueles que creem no Filho, e no Pai que O enviou (fé manifesta pelas obras), não há condenação, mas a ressurreição para a vida eterna. Para aqueles que não creem (falta de fé, manifesta nas obras), a ressurreição é para a condenação. (vv. 24, 29)
- Para o realização da obra do Pai, o Filho se submete completamente ao Pai, e ao Filho é dado o juízo, pois reflete perfeitamente a ação do Pai. O Pai recebe honra por meio da honra dada ao Filho, que faz perfeitamente a vontade do Pai. (vv. 19-23, 30)
Vamos aplicar o que estudamos à nossa vida espiritual.
Nesta história do paralítico de Betesda, nós vemos nitidamente as duas facções que existem até hoje na religiosidade: um grupo que define santidade pela obediência a um conjunto de regras (visto nos líderes religiosos), e outro grupo que persiste no pecado (representado pelo homem paralítico). Mas então Jesus invade a história. Para o paralítico, há libertação (representado na cura física) e o aviso de não pecar mais (liberdade sem libertinagem), e para os religiosos, há uma quebra de paradigma: o autor da vida e despenseiro da justiça é Deus, não o homem.
Existem muitas lições nesta passagem, das quais nós ressaltamos duas:
Temos, primeiramente, uma reafirmação da mensagem central do Evangelho. A vida eterna vem de Deus Pai, por meio do poder da ressurreição dado ao Filho (graça), que julga cada um de acordo com a sua fé (refletido nas suas ações).
Você vive a partir do entendimento que a vida é um dom de Deus?
Você vive com a sua visão na vida eterna futura em Cristo?
Você, como o paralítico, vive escravo do pecado porque não enxerga Jesus, Filho de Deus, autor da vida eterna?
Você, como o religioso, vive preso à escravidão da lei porque não enxerga Jesus, Filho de Deus, o Juiz que não veio condenar, mas salvar o homem?
Mas, como vimos, também temos Jesus servindo de modelo para nós da submissão completa à vontade de Deus, para a glória de Deus.
Sua vida anda na contramão da sociedade em obediência aos princípios e mandamentos divinos?
Você conhece tão bem ao Pai que consegue imitar o Filho?
Vamos testar as suas habilidades de reconhecer e organizar quiasmos na literatura bíblica! A construção mais simples é organizado no formato ABBA (não confunda com a banda!):
A (primeira ideia)
B (segunda ideia)
B’ (segunda ideia repetida)
A’ (primeira ideia repetida)
Normalmente, as duas colocações centrais formam o tema central ou foco da construção. Às vezes este foco é expressado por uma frase, palavra ou ideia sem par, assim: ABXBA. Este foi caso do exemplo que vimos em Marcos 2.27. Convém lembrar que a ordem das palavras fica um pouco diferente no grego, portanto mais fácil de identificar:
A O sábado
B por causa o homem
X foi feito
B’ e não o homem
A’ por causa do sábado
No domingo fomos desafiados a procurar quiasmos na nossa leitura bíblica. Para ajudar neste desafio, tente identificar o quiasmo em Lucas 16.13. Como uma dica, você só precisa achar as partes correspondentes à estrutura abaixo:
A ________________
B ________________
C ________________
C’ ________________
B’ ________________
A’ ________________
Dia 1
João 5.1-16
Dia 2
João 5.17-30
Dia 3
João 5.31-47
Dia 4
1 João 5.9-13
Dia 5
João 10.30; 14.9; 17.22
Dia 6
Filipenses 2.1-11
Dia 7
Marcos 2.23-28




