CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O GUIA EM PDF.
João 4.27-30
Neste domingo, na nossa série “Podes Crer”, chegamos à conclusão da conversa de Jesus com a samaritana, que terminou com um resultado positivo: versículos 39 e 41 dizem que “muitos samaritanos creram” ao ouvir o testemunho dela, e ainda “muitos outros creram” ao ouvirem as palavras de Jesus.
Este resultado foi fruto do encontro no poço entre a mulher samaritana e um judeu desconhecido. Ele venceu o preconceito que existia entre as duas nações com a verdade de quem Ele era; Ele superou a ignorância religiosa, ensinando que a verdadeira adoração é em espírito e em verdade; e finalmente Ele declarou ser a resposta que ela procurava para a sua sede espiritual.
Ressaltamos duas verdades a partir desta passagem (4.25-30, 39-42):
Um encontro verdadeiro com o Messias resulta numa transformação verdadeira. Vimos que ao longo do seu evangelho, João aponta para várias pessoas que, por um motivo ou outro, creram em Cristo, e que nem sempre resultou em discípulos, pessoas seguindo verdadeiramente a Cristo. Mas vimos que a mulher samaritana deixou aquilo que achava necessário (a água), pois achou algo muito mais importante que realmente necessitava (a água viva). E isso mudou a sua vida.
A transformação verdadeira resulta num entusiasmo verdadeiro pelo evangelho. O encontro com Cristo não só mudou a vida dela, mas automaticamente a fez uma testemunha que não se conteve: foi direto para a cidade compartilhar a boa notícia que ela tinha com o seu povo. O resultado foi que muitos não só acreditaram no testemunho dela, mas ouvindo diretamente de Jesus (que ficou em Sicar mais dois dias), creram que Ele é o Salvador do mundo.
Muito do que nós vemos no mundo evangélico referente à transformação de vida se resume a respostas emocionais: momentos de alto impacto que mexem com as pessoas e que levam pessoas a acreditarem que vieram ao encontro de Deus, quando nem sempre é o caso. Convém não confundir uma reação emocional ou um insight intelectual com o verdadeiro encontro com Deus encarnado. A principal maneira de discernir o verdadeiro encontro é no resultado: houve verdadeira transformação?
Quando a samaritana reconheceu o Messias, de repente o cântaro de água que era tão necessário foi esquecido. Usando o cântaro para ilustrar coisas que achamos necessárias até enxergarmos a suficiência de Cristo, responda:
O seu encontro com Jesus fez com que você deixasse o seu “cântaro” e gerou pensamentos e comportamentos diferentes em sua vida?
Quais alguns “cântaros” que você tem deixado para trás desde que aceitou a Cristo? Tem algum “cântaro” que você continua achando necessário?
A sua vida ainda demonstra o impacto daquele primeiro momento de encontro? Ou a sua paixão por Cristo e o Seu evangelho tem se perdido em meio às preocupações da vida?
A sua cidade tem ouvido o seu testemunho sobre o Messias? A sua família, as pessoas do seu trabalho, os seus amigos, os seus colegas de escola?
O que é mais provável: você comentar e postar nas redes sociais sobre política, esportes, humor ou cinema, ou você compartilhar algo que aponta para o tão-esperado Messias? (E não estamos falando apenas de mensagens diretamente evangelísticas, mas comentários coerentes que refletem uma cosmovisão cristã.)
No livro de Apocalipse temos o registro de uma carta de Cristo à igreja de Éfeso. Jesus acusa a igreja: “contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor”. Se não nos cuidarmos, o entusiasmo da verdadeira transformação que aconteceu quando encontramos a Cristo pode se perder no meio da rotina diária.
Jesus deu três passos simples para a igreja de Éfeso voltar à espiritualidade:
1) lembrar onde haviam caído; 2) arrepender-se; 3) e praticar às primeiras obras. Estes três passos podem ser usados em inúmeras áreas da nossa vida—no casamento, nas amizades, no trabalho, na escola.
Onde você caiu? Se você não tem mais o entusiasmo daquele “primeiro amor”, tente lembrar das circunstâncias que levaram você a este ponto. Alguém te magoou? Alguma coisa atrapalhou a sua vida espiritual? Lembre-se de onde você caiu. ____
Do que você precisa se arrepender? Se há algum empecilho no seu relacionamento com Deus, você deve procurar o erro, se arrepender, confessar a Deus e pedir o Seu perdão. Se o erro envolve outra(s) pessoa(s), reconcilie-se também a ela(s). ____
Como você voltará a praticar às primeiras boas obras? Planeje como você voltará a viver em cada área de sua vida. A princípio, talvez o ânimo não esteja presente, mas ao agir com a atitude certa e o propósito certo, centrado em Cristo, você começará a ver uma diferença. ____
Você pode dizer sinceramente que tudo está bem entre você e Deus? Ótimo! Ajude as outras pessoas da sua vida a chegarem a este ponto também!
Dia 1
João 4.1-42
Dia 2
Apocalipse 2.1-7
Dia 3
2 Coríntios 3.1-18
Dia 4
2 Coríntios 9.1-15
Dia 5
2 Coríntios 2.14-17
Dia 6
2 Coríntios 12.1-10
Dia 7
1 João 3.1-6




