CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O GUIA EM PDF.
João 4.1-9
Neste domingo, na nossa série sobre o evangelho de João, “Podes Crer”, começamos a estudar o encontro de Jesus com a mulher samaritana (João 4.1-42). Lemos o texto todo para ter uma noção da história completa, e então começamos a examinar as verdades contidas nela.
Relembramos o grande preconceito e inimizade entre os judeus e os samaritanos. Samaria foi capital do reino do norte (Israel) quando o reino foi dividido no tempo de Roboão, filho de Salomão. Quando os assírios levaram Israel cativo, a região de Samaria recebeu estrangeiros transplantados de outras partes do império, e a miscigenação subsequente levou os judeus a ver os samaritanos como raça inferior. Toda esta bagagem cultural é importante quando lemos a afirmação: “Era-lhe necessário passar por Samaria” (v.4). Bons judeus nunca achavam necessário passar por lá, fazendo uma volta tremenda para evitar a região, mas Jesus estava indo ao encontro do plano de Deus.
A mulher samaritana era alguém bem diferente de Nicodemos, e certamente alguém que um homem judeu comum evitaria completamente. Ela expressou o seu entendimento desse preconceito quando falou, “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (v.9) Em uma pergunta simples, provavelmente sarcástica, ela expressou a inimizade presente entre o seu povo e os judeus. Jesus respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva” (v.10). Com Sua resposta, Jesus demonstra que Ele pretende quebrar as barreiras de preconceito para alcançar esta mulher, e o primeiro passo é ajudá-la a entender com quem ela estava conversando.
Falamos um pouco a respeito de preconceitos, usando novamente o diagrama abaixo para entender como cada ser humano opera a partir de certas crenças em seu coração, que se manifestam, de dentro para fora, por meio dos desejos, emoções e, finalmente, os comportamentos.

No caso do preconceito, começa pelo que acreditamos sobre uma pessoa ou um grupo de pessoas. Filtrado por nossos desejos, isso gera fortes emoções e possíveis comportamentos. A mulher esperava que Jesus, um homem judeu a evitasse (comportamento) por causa do ódio (emoção) que as duas nações tinham um pelo outro, à base da crença dos judeus que os samaritanos, por serem raça mista, eram inferiores.
Como o preconceito se manifesta hoje? É apenas a discriminação feita por causa da cor da pele de alguém? Quais preconceitos nós podemos expressar como cristãos? Que formas de “acepção de pessoas” nós expressamos?
Leia Tiago 2.1-9 com o seu grupo. De qual tipo de preconceito Tiago trata neste trecho? Como isso pode se manifestar entre nós hoje? Na sociedade? Na igreja?
Leia Atos 10.27-35 com o seu grupo. Qual tipo de preconceito Pedro superou ao visitar a casa de Cornélio? Como nós podemos manifestar este tipo de preconceito hoje? Como sociedade? Como igreja?
Leia Lucas 18.9-14 com o seu grupo. Que tipo de preconceito o fariseu expressou em relação ao publicano? Como nós cristãos podemos expressar este mesmo tipo de preconceito hoje?
Na mensagem nós lemos Efésios 2.8-16, onde observamos que o propósito de Deus na morte de Cristo foi destruir a inimizade que existia entre os judeus e os gentios. Qualquer um de nós cristãos gentios que conhece a Cristo O conhece justamente porque Ele destruiu esta barreira que existia. Como veremos nas próximas mensagens, Jesus irá destruir os preconceitos e noções da mulher samaritana para que ela creia nEle.
Pensando no diagrama da seção “Corações Abertos”, considere: como cristãos, já estamos dizendo que cremos nele. Esta crença deve gerar o desejo de viver esta verdade no nível dos comportamentos.
Examine a sua vida e preencha:
Eu vejo que ainda tenho preconceitos contra outras pessoas nas seguintes áreas: ____
Refletindo sobre estes preconceitos, vejo que vêm da minha crença equivocada (mentira) que ____
A verdade bíblica que fala contra esta(s) mentira(s) é ____
Ore algo assim: “Senhor Deus, reconheço que o Senhor não faz acepção de pessoas; que em Cristo qualquer barreira de inimizade foi destruída. Me ajude a substituir as mentiras (preconceitos) que tenho com a verdade da Sua Palavra, a amar as pessoas como o Senhor as ama”.
Dia 1
João 4.1-42
Dia 2
Efésios 2.8-16
Dia 3
Lucas 18.9-14
Dia 4
Atos 10.1-48
Dia 5
Tiago 2.1-26
Dia 6
Colossenses 3.1-14
Dia 7
Gálatas 3.22-29




