Jesus e Nicodemos (3)

Clique aqui para visualizar o guia em PDF.

João 3.16-21

Neste domingo na nossa série “Podes Crer” concluímos o estudo da conversa de Jesus com Nicodemos do capítulo três de João. Ao longo da conversa, Jesus estava derrubando todo o sistema religioso de Nicodemos e outros como ele, ensinando que a salvação é uma obra completamente divina, acessível a qualquer homem apenas pela fé.

Na parte da conversa que estudamos neste domingo, Jesus responde o porquê deste plano, ou seja “por que Deus oferece a salvação a todos pela fé?” Resumimos Sua resposta em três motivos:

  1. Deus oferece salvação porque nos ama. Ele nos ama porque, como vemos em outros trechos, Ele nos fez em Sua imagem e semelhança. Também nos ama, porque, pela decisão de Adão, Ele nos perdeu para o pecado, e quer nos restaurar. E, finalmente, nos ama porque decidiu nos amar—é um compromisso dEle com o homem.
  2. Mas Deus também oferece a salvação pela fé ao homem porque nós precisamos da salvação. Já estávamos condenados pelo pecado original em Adão, que deturpou toda a raça humana. Mas o texto revela outro julgamento: a luz (Jesus), veio ao mundo, e os homens amavam mais as trevas do que a luz. Falta de fé em Cristo nos condena.
  3. Finalmente, Ele oferece a salvação pela fé porque a fé é essencial no plano de Deus para a salvação. Ele oferece, universalmente, a salvação a todo aquele que crê no Filho. Jesus não veio condenar—já estávamos condenados!—mas quando rejeitamos a Cristo, se confirma a condenação. A fé nEle dá acesso à salvação dEle.

Vamos parar e pensar sobre o que aprendemos, aplicado à nossa vida espiritual:

Vamos imaginar uma conversa atual entre Nicodemos e Jesus: no lugar de Nicodemos, você colocará alguém do seu círculo de conhecidos—parentes, amigos, colegas de trabalho—e você, como representante de Jesus, ficará no lugar dEle. Imagine que essa pessoa vem para você com uma pergunta espiritual, ou com algum assunto que você, usando a oportunidade como ponte, quer usar como gancho para uma conversa espiritual. Do que você falaria? Como você apresentaria o evangelho? Que assuntos-chave seriam necessários para uma boa apresentação das boas novas da salvação?

Mark Dever, autor do livro 9 Marcas da Igreja Saudável, oferece as seguintes perguntas para avaliarmos se realmente estamos apresentando o evangelho completo.

  • Falei de Deus como Ele se revela nas Escrituras? Apresentei Deus como sendo único, criador, santo e justo que em amor planejou e realizou a redenção do homem?
  • Falei do homem como ele é apresentado nas Escrituras? Apresentei a humanidade como a criação de Deus, responsável individualmente pela condição de pecador, condenado à morte eterna pelos seus pecados?
  • Falei de Jesus Cristo como Ele foi revelado nas Escrituras? Apresentei Jesus como Deus encarnado, que para ser o único e todo-suficiente Salvador, viveu uma vida perfeita, sem pecado, e ofereceu-se para morrer em meu lugar, e ressuscitou ao terceiro dia, vencedor sobre a morte e pecado?
  • Encorajei uma resposta a estas boas novas? Depois de ter apresentado o evangelho, eu levei a pessoa a entender que precisa hoje mesmo decidir se aceitará ou não a mensagem do evangelho?

Como falamos no domingo, a mensagem do evangelho não é apenas para o descrente: continua sendo uma mensagem válida e indispensável para o cristão também. Para o incrédulo, é o poder da salvação…para aquele que crê. Mas para o cristão, que já colocou sua fé em Cristo, é uma mensagem de esperança e graça para a luta diária contra o pecado, e também para aqueles que ainda não conhecem a Cristo à nossa volta. Vamos alterar as perguntas de Mark Dever para aplicá-las ao nosso dia a dia.

  • Enxergo Deus na minha vida como Ele se revela nas Escrituras? A minha caminhada reflete que Ele é único, criador, santo e justo que em amor planejou e realizou a minha redenção?
  • Eu entendo quem sou da forma apresentada nas Escrituras? A minha vida reflete o meu entendimento como um ser individualmente responsável pela minhas atitudes e decisões, salvo em Cristo para viver mais e mais conforme à Sua imagem (pelo ação do Espírito!)?
  • Enxergo Jesus Cristo como Ele foi revelado nas Escrituras? Estudo e imito Jesus como Deus encarnado, meu o único e todo-suficiente Salvador, que exemplifica para mim uma vida perfeita, sem pecado, que ofereceu-se para morrer em meu lugar, e ressuscitando ao terceiro dia, vencendo a morte e pecado para que eu pudesse combater o pecado diariamente?
  • Qual a minha resposta a estas boas novas? À medida que estudo o evangelho, eu entendo que preciso hoje mesmo me decidir a tomar ação e viver e compartilhar o evangelho?

Sua tarefa, não só para esta semana, mas constantemente, é usar estas duas listas de perguntas para avaliar os seus hábitos de evangelismo (falar de Cristo para outros), e a sua caminhada cristã, à luz do evangelho.

Dia 1

João 3.1-10

Dia 2

João 3.11-15

Dia 3

João 3.16-21

Dia 4

João 1.1-12

Dia 5

Hebreus 11 (esp. v. 6)

Dia 6

Romanos 5.1-9

Dia 7

Romanos 5.10-21

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.