Clique aqui para visualizar o guia em PDF.
João 3.10-15
Ouvidos Atentos
Neste domingo continuamos estudando o terceiro capítulo de João, que relata a conversa de Jesus com Nicodemos. Recapitulamos um pouco da conversa: Nicodemos era um fariseu, uma autoridade entres os líderes religiosos, e Jesus o chama até de “mestre em Israel”. Ele era proeminente entre os seus contemporâneos, mas, como apontamos também, ele era um grande hipócrita. Os fariseus dependiam exclusivamente na obediência à lei para sua salvação. Nicodemos provavelmente desconfiava da sua bancarrota espiritual, e por isso veio para Jesus. Descobriu algo assustador (para um legalista): a salvação é completamente uma obra de Deus e do Espírito—um novo nascimento de cima, espiritual—Nicodemos não podia fazer nada para entrar no reino de Deus! Por isso concluiu: “como pode ser isso?” (v.10)
Vimos que Jesus usou a conversa para falar não somente com Nicodemos, mas com todo o povo de Israel. Usando passagens do Velho Testamento que Nicodemos conheceria bem, Jesus estava declarando que Ele era o Messias sofredor e rejeitado (Isaías 53), e também a salvação (Números 21).
Passamos algum tempo falando da analogia na história de Nm 21: o povo reclamou contra Deus e Moisés, e Ele os julgou com serpentes venenosas. A única salvação foi um passo de fé: olhe para a serpente de bronze que Moisés levantou num poste, e você viverá. Jesus declarou para Nicodemos que Ele faria algo semelhante: quando Ele fosse levantado (referindo-se à cruz), todos que olhassem para Ele (no sentido de acreditar nEle para a salvação) teriam a vida eterna.
Corações Abertos
Vamos parar e pensar sobre o que aprendemos, aplicado à nossa vida espiritual:
A mensagem central que ressaltamos desta conversa de Jesus com Nicodemos é que a fé em Cristo é a resposta para todo tipo de hipócrita. A palavra “hipócrita” é pesada, mas vem da palavra grega para “ator”: simplesmente significa alguém que finge ser algo quando a realidade é outra. Assim, todos nós, quando não vivemos a realidade de Deus em nossa vida, somos hipócritas.
Descrevemos quatro tipos de hipócritas:
- o hipócrita ignorante: isso seria a pessoa que é falsa, mas não sabe que é. Ainda não tem todas as informações necessárias do evangelho para entender a falsidade da vida sem Cristo. Quais seriam alguns exemplos de pessoas ignorantemente hipócritas?
- o hipócrita teimoso: já neste caso, a pessoa sabe que vive uma duplicidade; conscientemente cria uma fachada para apresentar para o mundo, enquanto conhece a verdadeira condição de sua vida. Quais seriam algumas manifestações desta hipocrisia?
- o hipócrita peçonhento: os fariseus se encaixavam nesta categoria, pois não só entendiam sua falsidade, mas pelas suas demandas como líderes religiosos, levavam os outros a viverem como eles. Você já se sentiu pressionado a viver de uma forma falsa para agradar alguém com autoridade? Como isso pode se manifestar no trabalho? Na família? Na igreja?
- o hipócrita confesso: Esta categoria poderia se chamar o hipócrita arrependido, ou o ex-hipócrita. Para olharmos para a cruz, precisamos remover as máscaras e chegar a Cristo, pela fé, como somos. Ele não se engana. A vida em Cristo é verdadeira, para ser apresentada verdadeiramente. Você continua com alguma máscara, ou está olhando para a cruz?
Mãos Estendidas
Vamos enxergar esta ideia pela lente da esperança na graça de Deus. O propósito não é pesar você com um sentimento de fracasso ou culpa, mas, como Moisés fez com as pessoas mordidas pelas serpentes, e como Cristo fez com o mundo: é apontar você para a solução. E como uma pessoa já salva em Cristo, você entende estes passos muito bem, mas vale relembrar.
Reconhecer. Para procurarmos a solução é necessário entender que temos um problema a ser resolvido. Se formos ignorantes, precisamos da Bíblia para nos instruir (2 Tm 3.16-17), e de outros cristãos para apontar onde estamos fracos (em mansidão!). A outra parte do reconhecer é entender que só há em Cristo, e na Sua Palavra, a solução completa e eterna para o seu problema. Complete: eu reconheço que estou vivendo uma vida dupla nesta área ____________________ e preciso olhar para a cruz para me ajudar a resolver isto.
Confessar. Reconhecer é o primeiro passo. Admitir para Deus e para as pessoas é o segundo. A vida cristã precisa ser transparente. Você não está sozinho, e também não fez algo imperdoável—você precisa da graça de Deus, e Ele só pede que você, pela fé, entregue estas coisas para Ele. Complete: Eu preciso confessar _____________________ para Deus, e preciso ir para a(s) seguinte(s) pessoa(s) __________________________________ e confessar o que tenho feito.
Olhar para a cruz. Claro que esta frase é simbólica; significa achar em Cristo (por meio da Sua Palavra), a solução para o seu problema. Procure na Bíblia por mandamentos e princípios que ajudarão você a crescer na sua fé em Cristo.
Mentes Ocupadas
Dia 1
João 3.1-10
Dia 2
João 3.10-15
Dia 3
Isaías 53.1-5
Dia 4
Números 21.4-9
Dia 5
Colossenses 2.1-15
Dia 6
Efésios 4.17-32
Dia 7
1 Pedro 2.1-10
