Jesus e Nicodemos (1)

Clique aqui para visualizar o guia em PDF.

João 3.1-10

Ouvidos Atentos

Neste domingo continuamos estudando o evangelho de João, examinando a parte do ministério de Jesus que denominamos o período de consideração. No final do capítulo dois, vimos que Jesus não se confiava àqueles que criam nEle, pois sabia o que estava no coração do homem. Neste domingo vimos que logo em seguida, o Evangelista escreve sobre um homem: Nicodemos, uma autoridade entre “os judeus”, aqueles líderes religiosos que dominavam a cultura judaica. Ele veio à noite para falar com Jesus.

A primeira colocação de Nicodemos, “sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele” (Jo 3.2), na verdade era uma pergunta semelhante à pergunta feita ao Batista: “Quem é você?” Queriam identificá-lO como o Messias.

A resposta de Jesus foi difícil para Nicodemos aceitar. Ele declarou que para entrar no reino de Deus, era necessário “nascer de novo” (ou, também, “nascer de cima”). Vimos a explicação desta declaração: o acesso ao reino de Deus não é possível pela carne (pelo nascimento humano), nem por alguma ação humana. A ação do Espírito é independente do ser humano; da mesma forma que o nosso nascimento acontece sem a nossa participação ativa, o nosso nascimento espiritual é algo divino.

A reação de Nicodemos foi semelhante à nossa: como pode ser isso? Se o acesso ao reino é pelo nascer de novo, e este nascimento é ação de Deus, como podemos entrar no reino? Veremos a resposta mais detalhada na próxima mensagem, mas, como sabemos, a resposta é Jesus Cristo.

Corações Abertos

Vamos parar e pensar sobre o que aprendemos, aplicado à nossa vida espiritual: 

Nicodemos confiava em várias coisas para sua salvação (acesso ao reino de Deus): confiava na sua ascendência (israelita, filho de Abraão); na sua posição (era mestre em Israel); na sua religiosidade e seu comportamento (era fariseu, um grupo que se considerava mais puro do que os outros judeus por causa da sua obediência à lei).

Nós que já conhecemos a Cristo sabemos que não podemos confiar nestas coisas. A salvação vem pela graça de Deus, mediante nossa fé no Salvador que Ele nos oferece.

Mas, como Cristo, falaremos com pessoas que não conhecem Jesus. Que princípios podemos extrair da conversa de Jesus com Nicodemos que nos ajudarão a falar com outras pessoas sobre a salvação?

Você conhece pessoas que confiam em alguma coisa além da ação de Deus (nascer de novo/de cima) para a salvação? Em que tipo de coisas confiam?

Como você pode usar a sua história da salvação (seu testemunho) para ajudar esta(s) pessoa(s) a aceitarem o plano de Deus pela fé?

Leia Gálatas 3.1-7. Jesus falou com Nicodemos sobre a impossibilidade da salvação por meio da ação humana. Mas Paulo estava falando com cristãos. O que ele quis dizer com a pergunta: “Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?”

Você que já conhece a Cristo (nasceu do Espírito), está tentando viver a caminhada cristã pelo próprio esforço (a carne)?

Mãos Estendidas

No começo da nossa série, nós falamos como o Evangelista usou a filosofia dos gregos como ponte para falar de Cristo. Nesta conversa com Nicodemos, vimos Jesus usando o nascimento como uma ilustração de uma verdade divina. Vamos pensar como podemos usar momentos e assuntos da vida diária como pontes para evangelizar pessoas que conhecemos.

Pense sobre uma pessoa conhecida—parente, amigo, colega de escola ou trabalho—que não é salva. Anote o seu nome:

Quantas vezes por semana você vê esta pessoa?

Que oportunidades você tem para direcionar a conversa para coisas espirituais? (Momentos propícios, tempo para falar):

Ore por esta pessoa, pedindo a Deus 1) oportunidades para falar de Jesus para ela; e 2) coragem e ousadia, para usar as oportunidades que Ele lhe dará.

Que interesses esta pessoa tem que poderiam ser usados para falar de Jesus?

Que assuntos vocês normalmente abordam que você poderia redirecionar para assuntos espirituais?

Decida hoje que você falará com esta pessoa sobre Jesus Cristo durante esta semana. (Tome passos pequenos; entenda o que a pessoa está pronta para ouvir e aceitar.)

Complete: “Está semana, vou falar com ______________________ sobre Jesus Cristo da seguinte forma: ____________________________________________________________________________.

Mentes Ocupadas

Dia 1

João 2:12-25

Dia 2

Filipenses 4.1-9

Dia 3

Colossenses 3.1-17

Dia 4

Salmo 19 (esp. vv.12-14)

Dia 5

Salmo 139 (esp. vv.23-24)

Dia 6

Salmo 37 (esp. vv.4-8)

Dia 7

João 3.1-21

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.