Clique aqui para visualizar o guia em PDF.
João 1.9-13
Ouvidos Atentos
Neste domingo, na série “Podes Crer”, continuamos o nosso estudo do prólogo do evangelho de João. Lembramos que os primeiros cinco versículos apresentam o logos como sendo o Deus Criador, pessoal e eterno. Falam que no logos estava a vida, e esta vida era a luz dos homens. Depois de um breve parêntese que explica a diferença entre João o Batista e a luz, o evangelho continua a descrever nos versículos 9-13 como a luz interagiu com o mundo da Sua criação.
Podemos dividir este trecho em três temas. Primeiro estudamos a luz como revelação, pois a função da luz foi revelar Deus ao homem. Claro que sabemos que a luz é Jesus, mas ainda não chegamos a esta informação no evangelho. Ele simplesmente descreve a chegada da luz ao mundo e a reação do mundo: “o mundo não o reconheceu”.
Mas não reconhecer a luz não foi a pior reação. A luz veio não só ao mundo que Ele mesmo criou, mas também para o meio “dos seus”—o povo judeu—e eles o rejeitaram. A rejeição é o segundo tema. Jesus foi rejeitado pelo seu próprio povo, como Messias e como rei. Tudo isto fazia parte do plano para incluir o mundo inteiro, inclusive os gentios, no plano da salvação. Mas nem todos O rejeitaram.
A recepção é o terceiro tema deste trecho. Ele fala que “aos que o receberam, aos que creram em seu nome” Ele deu o direito de serem filhos de Deus. João deixa muito claro: este direito de ser filho não vem de nada humano: nem sangue, nem desejo sexual, nem da volição (vontade) do homem—mas é um nascimento que vem de Deus.
Corações Abertos
Vamos aplicar estas verdades à nossa vida espiritual:
Vamos considerar estes três temas deste trecho que estudamos.
Revelação. Será que nós realmente consideramos o que significa Deus se revelar? Muitos cristãos querem a ideia de Deus sem realmente conhecer o Deus que se revelou na criação, nas Escrituras, e da forma mais completa, no Filho Jesus Cristo—a luz que ilumina todos os homens. Será que nós estamos reconhecendo Deus revelado da forma que Ele quis se revelar? Estamos ouvindo a Sua Palavra, ou apenas os nossos pensamentos sobre Sua Palavra? Qual o impacto da revelação na Sua vida diária?
Rejeição. Claro que pessoas salvas em Cristo não rejeitaram a Jesus. Mas para aplicarmos isto à nossa vida cristã: é possível aceitar a Cristo e ser uma pessoa salva, mas na prática do cotidiano ainda “rejeitá-lO”? Quando alguém aprende a ler, mas no dia a dia não demonstra compreensão de textos básicos, falamos que é um analfabeto funcional. Será que existem cristãos que são “descrentes funcionais”? Como isso se manifestaria na vida de uma pessoa?
Recepção. Há uma grande verdade neste texto sobre aqueles que recebem a Cristo e creem em Seu nome: Deus dá o direito de se tornarem filhos dEle! E descreve não como adoção (como outros textos), mas como um nascimento que vem de Deus. Que tipo de filho você está sendo para Deus? A sua vida reflete a realidade da sua identidade e posição em Cristo?
Mãos Estendidas
A aplicação prática de qualquer ensinamento bíblico é simples. Se resume a duas perguntas:
1. O que você está fazendo para refletir estas verdades?
De que forma a sua vida reflete a revelação de Deus em Cristo?
De que forma a sua vida reflete a sua posição e identidade como filho de Deus?
2. O que você está fazendo para repartir estas verdades?
Com quem você tem compartilhado a mensagem da luz que veio ao mundo?
Como você pretende compartilhar com esta mensagem diariamente?
Mentes Ocupadas
Nossa leitura bíblica desta semana:
Dia 1
João 1-3
Dia 2
João 4-6
Dia 3
João 7-9
Dia 4
João 10-12
Dia 5
João 13-15
Dia 6
João 16-18
Dia 7
João 19-21
